terça-feira, 20 de outubro de 2009

As ideias ao PSD

Estão a surgir propostas para a revitalização política do PSD, um dos maiores partidos portugueses (ver aqui ou aqui). Marcelo Rebelo de Sousa, a marcar, indelevelmente, a agenda política do partido, ou Morais Sarmento, com a concordância da distrital de Lisboa avançam com a ideia de que é imperioso agora reflectir sobre os princípios e ideias políticas centrais do partido, relegando para segundo plano a questão dos nomes candidatos a suceder a Manuela Ferreira Leite.
.
Finalmente, as pessoas com maiores responsabilidades no partido parecem compreender que há que empreender um sério e clarificador debate de ideias fundamentais, de carácter ideológico, estratégico e, portanto, eminentemente político, sob pena de fazer implodir o partido enquanto instituição politicamente útil.
.
É hora de avançarem as ideias para iniciar a discussão. O rosto que as comunicará aos portugueses e as representará na cena política nacional deverá surgir depois. Este seria o caminho -- veremos se assim será percorrido!

2 comentários:

Rui Ramos disse...

Ola Sr. Portugal!
Penso que depois desta dupla jornada eleitoral é óbvio que o Partido Social Democrata precisa de uma liderança nova, e de sobretudo traçar um rumo, bem planificado de modo a cumprir os objectivos. Na minha opinião, o PSD precisa também de um rejuvenescimento na militância mais importante, naqueles que dão a cara, é obvio que para estar na frente de um partido é preciso experiência e saber, e acho que há jovens, em vários partidos, com capacidade para começarem já nas lides mais importantes.
A nível legislativo, a "chanceler" do PSD devia-se ter concentrado mais em defender os ideias partidários e as ideias do partido para governar o país, do que em tentar descrebilizar José Sócrates. A describilização do PM foi tentada por toda a oposição mas como se costuma dizer "mais cego do que o que nao vê é o que não quer ver" e os portugueses parece que gostam de ser cegos. Achei também os lideres partidários muito desprevinidos em certos temas de campanha à excepção de Francisco Louçã, que como sempre, transparece a humildade, verdade e justiça democrática do deu partido, bem como enorme espírito de trabalho. A nível autárquico, no Distrito de Bragança, se não me engano, o PSD perdeu autarquias face ao PS; espero não mandar nenhum "bitaite" mas depreciei a atitude de Manuela Ferreira Leite ao fazer silêncio perante os investimentos em Trás-os-Montes.
Resumindo, o PSD deve fazer um ponto de situação e tomar um rumo, coisa que os portugueses não fizeram. Aguardemos como corre o 2º mandato do Sôr Engenheiro e esperemos que nas próximas legislativas cheguem ao poder pessoas com competência, trabalhadoras e verdadeiras.
Um grande abraço.

Miguel Portugal disse...

Meu caro Rui, benvindo sejas!

Parece incontestável, como referiste, que o PSD necessita urgentemente de reflectir: reencontrar ideais, acertar estratégias e recolher o apoio dos mais capazes, que são muitos, bem como acolher os mais jovens. Naturalmente que a acção política não é fácil e requer experiência. Mas o que o PSD precisa neste momento é de parar para pensar, com profundidade e com serenidade. Quanto à actual líder, é claro que não tem condições para continuar, já que cometeu vários erros importantes. O próximo líder terá que ser altamente experiente, competente, e agregador das várias tendências dentro do partido.

Abraço