quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Medina Carreira arrasa ensino em Portugal

Medina Carreira é uma daquelas vozes de tal modo incómodas que facilmente é afastado da discussão como derrotista, pessimista, "cinzentão", "bota-abaixo", entre outros termos que procuram afastar as pessoas da discussão de ideias. Desta feita, defendeu que o ensino em Portugal é uma "trafulhice" e isto não só nas ditas "novas oportunidades", mas um pouco por todo o sistema de ensino. Assim é, mas pouco parecem adiantar estas críticas, pois é sempre mais fácil, política e socialmente, iludir, dizendo que toda a gente aprende tudo e mais alguma coisa, do que, realisticamente, possibilitar a todos os jovens um verdadeiro ensino de qualidade.
.
Quanto à avaliação de professores, disse outra evidência: se não se avaliam verdadeiramente os alunos, como é possível (e para que serve) avaliar professores? Com condições de um ensino real, então sim, avaliemos o trabalho docente!

1 comentário:

Renato Martins disse...

De facto... os professores são para avaliar com criterios rigorosos, já o alunos... deixá-los passar.
As coisas andam mesmo invertidas... Cada vez mais são as crianças as correctas e os adultos os únicos que são culpados em falhar (veja-se o morangos com açucar - autêntica história moral de como os pais são atrasados mentais em relação aos seus filhotes)