sábado, 14 de julho de 2007

Filosofia... do vinho!








Foi recentemente publicada no Reino Unido e nos E.U.A., a colectânea de ensaios Questions of Taste: The Philosophy of Wine edited by Barry C. Smith, foreword by Jancis Robinson (Oxford: Signal Books; OUP in the USA, 2007). (Veja-se também aqui e aqui). Trata-se de uma reflexão filosófica sobre... vinhos! Não, não é apenas mais uma excentricidade de académicos! O tema é levado a sério pelos seus autores -- filósofos, como Roger Scruton e Brian Smith, mas também escritores sobre vinhos, profissionais e cientistas do vinho -- e pode ser muito esclarecedor para interessados em filosofia e para apreciadores de vinhos!

Discutem-se questões (filosóficas) tais como as qualidades subjectivas e objectivas do vinho, o papel desempenhado pelo conhecimento na nossa apreciação das coisas, a natureza da especialização na área dos vinhos. A fonte de inspiração destes textos é o ensaio “Of the Standard of Taste” de David Hume (1711-1776), onde o filósofo inglês coloca o problema de saber se o gosto, em sentido estético, será puramente subjectivo. Afinal, um tema que tantas vezes está, senão patente, pelo menos latente, em muitas conversas sobre arte, música, cinema, mas também sobre vinhos!

Como refere Brian Smith no seu ensaio, o cliché sobre vinhos, de que tudo é uma questão de gosto pessoal, precisa de ser examinado. De facto, há muitas propriedades de um vinho que não são puramente subjectivas no sentido de que o indivíduo tenha a última palavra; por exemplo, a acidez do vinho é algo que um provador profissional pode verificar. Smith defende também (como outros, no livro) que o conhecimento que o sujeito possui acerca do vinho que está a beber pode afectar a forma como o vinho é saboreado.

Roger Scruton, por seu lado, propõe a surpreendente ideia de que a transformação mental operada pelo teor alcoólico do vinho faz parte do sabor, tal como o conhecimento das origens do vinho, as suas ligações a um sítio em particular...

Por seu lado, Gloria Orrigi parece sustentar que “o especialista em vinhos” é um conceito socialmente construído com o intuito de descrever as qualidades (objectivas) do vinho, mas acaba por introduzir qualidades morais do crítico na apreciação estética (de gosto) do vinho! A ser assim, o especialista não será muito útil ao consumidor, pois não o poderá ajudar muito a aceder ao gosto real (objectivo) do vinho!

A filosofia, pelo menos na tradição anglo-saxónica e sobretudo em solo americano, é uma fascinante área do saber aberta a uma plurivocidade de temas, que poderia surpreender os mais incautos ou tradicionalistas. De facto, é possível (será também pertinente?) fazer com igual valor uma filosofia do corpo e da dança, da saudade e da amizade, e, porque não, do vinho! De qualquer modo, se a filosofia é uma actividade intelectual cujo âmbito pode ser muito vasto, há, todavia, um núcleo de questões naturalmente mais centrais, porque mais prementes, que habitualmente ocupam os académicos em qualquer tradição filosófica. Certamente que não deixa de ser, ainda assim, intelectualmente estimulante saborear uma boa reflexão vínica!

Sem comentários: