quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O puxão de orelhas de Ferreira Leite

José Sócrates gostou de ouvir Ferreira Leite a apelidá-lo de irresponsável e incompetente. Masoquista. Afinal, Ferreira Leite disse ontem na AR que «este é o Orçamento de que o país precisa no sentido em que tenta corresponder ao que nos é exigido por terceiros – e é se queremos que nos financiem». Coitado, até que enfim que alguém o ouviu!

Mas Sócrates não quis sentir – há muito que está imune a estas coisas – o puxão de orelhas aos meninos que andam a brincar à política partidária de puro mantimento e acesso ao poder (para si e para o seu séquito de inúteis), em detrimento do serviço público que deveriam estar a prestar à sociedade. Como também não quis ouvir o que a ex-Ministra das Finanças disse ainda a propósito deste inevitável orçamento: «A verdadeira questão política é como é possível um governo conduzir o país a ponto tal que exige este tratamento»!

Pois. Essa parte parece que não interessa. Mas é de suprema importância. Afinal, as políticas surrealistas, ilusionistas e manipulatórias seguidas pelo governo socialista redundaram num fracasso estrondoso. E não foi apenas devido à crise financeira global, embora naturalmente também. Mas não se podem escamotear as despesas incomportáveis de um estado “socialíssimo”, com uma administração pública ainda extremamente mal organizada, despesista e improdutiva, as tão importantes quão pesadas parcerias público-privadas (!)… e, claro, todo aquele manancial de fáusticas despesas afectas ao governo e, em particular, ao gabinete do PM, reveladoras de um novo-riquismo provinciano e, claro, de uma irresponsabilidade a toda a prova. (Veja-se a este propósito reportagem da Sábado da semana passada. Pode comprovar-se, entre outras delícias, que o governo dispõe de 448 automóveis para trabalhar, o nosso PM tem, para si e para o seu chefe de gabinete, 20 motoristas (não se sabe quantos automóveis para uso pessoal) e até vai receber bem mais no próximo ano do que o seu homólogo espanhol. É de loucos!)


Sem comentários: