quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de Setembro

Há 7 anos atrás, nesta precisa hora, ruía a segunda torre gémea do World Trade Center, em Nova Iorque, por força do brutal atentado terrorista. Aqui fica mais um simbólico minuto de silêncio em solidariedade com o povo americano, porque, afinal, como disse, de modo feliz, o Mayor de Nova Iorque, «hoje assinala-se o sétimo aniversário sobre o dia em que o nosso mundo ruiu»!

4 comentários:

MCF disse...

Se fizessem minutos de silencio por todas as vitimas que o Imperio Americano já fez, os próximos jogos Olimpicos ainda iriam ser feitos sobre um profundo silêncio...

Hoje assinala-se o sétimo aniversário sobre o dia em que a America mandou duas torres abaixo matando milhares de inocentes, e se preparou para atacar todos os poços de petroleo no Afeganistao, Iraque....
__________________________________
''Bin Laden, was a CIA tactician''

''And of course Saddam Hussein had chemical weapons
We sold him that shit, after Ronald Reagan's election ''

''This shit is run by fake Christians, fake politicians
Look at they mansions, then look at the conditions you live in ''

Miguel Portugal disse...

O anti-americanismo que subjaz ao comentário de mcf talvez não seja inteiramente justo, porquanto esquece a matriz cultural comum que nos liga a uma das mais bem organizadas e prósperas democracias do mundo, apesar de todos os seus excessos, designadamente com a administração Bush. No caso da batalha contra o terrorismo, as soluções políticas eficazes são realmente muito poucas...

MCF disse...

Nao se trata de anti-americanismo, mas sim de revolta... e de necessidade de mudança!!!

Claro que os Estados Unidos é um dos países mais importantes do mundo, o mais importante mesmo...

O Anti-Americanismo entendo como criticar de forma negativa todas as decisões da América, independentemente do que se trata... É como dizer que o Angélico Vieira nunca vai fazer boa música porque esteve nos DZR'T!!! E isso seria uma atitude muito ignoratne!!

Voltando ao assunto da minha revolta...

A América serve-se da sua superioridade para muitos ataques aos recursos de outros países, direitos humanos, etc...
Passa por cima de todos, e está apoiado por inúmeros ''amigos'' falsos... como é o caso de Portugal...

E daí surge a revolta e a necessidade de mudança neste mundo Americano cheio de falsidade, revolta sobre a América e sobre todos os outros países que nao lhe fazem frente e que dizem que sim a tudo!!!

Miguel Portugal disse...

Concordo com o MCF quando refere o oportunismo político dos E.U.A. de Bush, por exemplo na invasão do Iraque, em que, digamos, como que juntou o útil ao agradável, o que é eticamente reprovável.

No entanto, quanto à questão de saber como lidar com o terrorismo, penso que talvez os E.U.A. como qualquer país ocidental, que fundamente a sua organização social e política nos valores de igualdade e liberdade, não terá à sua disposição muitos métodos de lidar com o problema, senão ressachando firmemente toda a tentativa de usar a arma do medo contra toda uma civilização/cultura. Aliás, o problema da tolerância levanta uma questão difícil para a filosofia política, a saber: deveremos ser tolerantes para com os intolerantes?