segunda-feira, 9 de março de 2009

Tradução comprada... na “loja dos chineses”?!

O ME encomendou à querida JP Sá Couto um software de jogos gratuito para o Magalhães. A JP Sá Couto, como estamos em crise e não tem ganho dinheiro nenhum com este navegador-computador, terá encomendado a tradução das instruções dos jogos a um emigrante em França, talvez um dos primeiros bem sucedidos empresários que brotaram das Novas Oportunidades (possui a 4.ª classe!). Bem, a tradução só tem cerca de 80 erros ortográficos e de sintaxe! Por exemplo, em vez de “jogaste” grafou-se “jogas-te”! Mas também “puxando-las”, “básicamente”, “fês”, “caêm”...! Ou então uma daquelas frases que apenas se lêem naquelas traduções encontradas… nas "lojas dos chineses" (sem ofensa!): «neste computador podes escrever a texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde»! (Sublinhados meus.)

O ME, como não é hábito(!), já pediu desculpa pelo inacreditável, diríamos, insólito, pois deste ME isto nunca se esperaria! Mas não é admissível! Afinal, o choque tecnológico, a aposta numa formação para todos com novíssimas oportunidades e acessos ad hoc (como quem diz, para as estatísticas!) ao ensino superior e a aposta pessoal do PM José Sócrates neste (pedagógica e economicamente) salvífico Magalhães parece ter tropeçado numa pequena tradução comprada… na “loja dos chineses”!

Mais um atropelo ao que é, independentemente do partido que está no governo e das idiossincrasias dos governantes, algo de profundamente essencial – a língua portuguesa –, bem como mais uma mostra do que este governo e este ME são capazes. Não estarão as “forças ocultas” por detrás disto?!

2 comentários:

Rui Ramos disse...

Esta está muito boa. Não seria tão grave se a suposta função do Magalhães não fosse pedagógica, mas para um instrumento tecnológico, que quase se exige que toda a gente adquira, cuja função é alegadamente didáctica?
E mais uma vez acho que a noticia foi encarada de uma forma muito pouco satisfatória pelos portugueses. Somos um povo muito conformista. Isto é óbvio que não ocorre só nos Magalhães, é nas obras publicas (as derrapagens orçamentais e de prazos), é nos bancos (desvios de fundos), é em muita coisa...mas a sociedade portuguesa continua a acreditar nas palavras do Sr. Dr. Ministro da Confiança, Engenheiro Sócrates, que diz que o país está em recessão mas que vai desenvolver-se e que tudo vai ficar bem. Como se o pior não estivesse ainda para vir. Ai ai. Abraço

Miguel Portugal disse...

De facto, caro Rui, a consciência crítica do povo ainda não está inteiramente à altura daquilo que os factos e as acções políticas dos nossos dirigentes requerem. De qualquer modo, acredito que até ao Verão haja tempo para as pessoas começarem a reflectir um pouco e... "a abrir os olhos"!