terça-feira, 5 de maio de 2009

A estratégia do bloco central!

Primeiro, foi aquilo que muitos quiseram que Manuela Ferreira Leite tivesse dito, interpretando, a la carte, as suas palavras numa entrevista a Mário Crespo, na SIC, como desejando ela um qualquer arranjo com o PS, quando MFL não o disse e teve que vir logo desmentir, ontem mais uma vez, de forma inequívoca. Depois, foi a vez do incómodo (mas, no seu partido, ninguém lhe liga!) deputado anti-corrupção do PS, João Cravinho, que veio sustentar a necessidade de um Bloco Central como reunião de esforços e interesses para mais eficaz combate à crise, coisa que o PS de Sócrates não parece estar a conseguir (muito menos em fase pré-eleitoral!). Agora é a vez do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, vir afirmar a possibilidade do Bloco Central, que não gosta (mas quem é que gosta!; como se fosse uma questão de “gosto”), caso não haja uma maioria absoluta.

No desespero do PS em tentar chegar à maioria absoluta, com o PSD a subir nas sondagens, a estratégia política de recurso do PS parece ser a de tentar apelar ao medo dos governos minoritários, bem como do fantasma (sim, fantasma, mas como os fantasmas não existem…!) do Bloco Central para tentar – a todo o custo, portanto – ir buscar mais votos ao centro. Com a vantagem de fazer parecer que estão a ser muito responsáveis, abrindo-se a uma coligação para salvar o país, mesmo à custa da perda de hegemonia dominadora tentacular do partido sobre as estruturas de poder.

Como apelar ao medo é sempre um mau argumento, mesmo que pareça bom, trata-se de mais uma estratégia desesperada de propaganda enganosa (passo a redundância!), que visa manipular em vez de convencer, com a perfida "vantagem" acrescida de, como também é já marca d'água da política do PS de José Sócrates, afastar a opinião pública dos grandes problemas do país, que importa agora discutir.

2 comentários:

Rui Ramos disse...

E jé que vivemos num regime democratico deixo-lhe em baixo um link com uma pequena discussão acerca de Filosofia que o professor, se ainda nao conhecer, vai achar interessante.

Um abraço

http://criticanarede.com/html/fil_anarquismo.html

Miguel Portugal disse...

Conheço e frequento. É um dos links que tenho na minha secção de sites de filosofia. O anarquismo é sempre um tema filosófico-político interessante. Vou ver. Muito agradecido, caro Rui. Bom fim-de-semana.