quarta-feira, 17 de março de 2010

A "lei da rolha" ou como se destrói um partido político

A irónica e mesmo sarcasticamente (e bem) chamada "lei da rolha", aprovada no último congresso do PSD, é um importante sintoma de decadência.
.
Num congresso com um primeiro dia interessante ao nível do debate de ideias (finalidade maior de um congresso partidário!), aprovaram-se, no segundo dia, fortes sanções para o delito de opinião! Como é possível o ainda (por quanto tempo mais?!) maior partido da oposição ao PS, cujo governo tem sido, legítima e justamente, acusado de atentar contra a liberdade de expressão, vir a aprovar uma norma que sanciona os seus militantes de criticarem os líderes e candidatos do partido, mesmo que com a boa intenção de promover a unidade do partido? Afinal, tal unidade seria sempre indesejavelmente artificiosa!
.
É preciso união e coesão interna, sim; é preciso organização e ordem num partido político, com certeza. Mas nunca à custa da delapidação grotesca de princípios ético-político basilares numa qualquer organização que se quer democrática e se quer apresentar, como se deve apresentar, como exemplo para a sociedade.
.
Mas esta proposta de um Santana Lopes em fase vingativa é preocupante, porque mostra claramente a decadência sapiencial dos militantes e alguns dirigentes do PSD. O populismo está facilmente a tomar conta do partido e a conduzi-lo de escaramuça em escaramuça, num combate mesquinho pela liderança, pelo poder e pela melhor situação de influência dentro do partido, ao invés de tornar um partido político numa verdadeira opção de poder através das melhores ideias para governar Portugal.
.
Os delegados ao congresso do PSD não estavam distraídos quando aprovaram esta alteração estatutária. Parecem estar, isso sim, em perda em termos de qualidades políticas necessárias para enfrentar os verdadeiros problemas políticos, do partido e do país.
.
Afinal, a política é um pouco mais do que uma simples batalha campal, onde vale tudo, incluindo ser-se completamente incauto. Bem pelo contrário, a política é a arte da prudência, da persuasão, do debate de ideias.

1 comentário:

mariahenriques disse...

a lei da rolha afinal é rolha que serve para tapar o quê?
a má língua do psd ou o tal mau hálito da presidência ?
http://bit.ly/dxPNm2