sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Clarividência não-eleitoralista

O eng.º Marçal Grilo, antigo Ministro da Educação do governo PS de António Guterres, disse ontem, entrevistado por Mário Crespo no Jornal das 9 da SIC Notícias, a propósito do pequeno "Magalhães", duas coisas essenciais, que importa louvar:

1. As escolas precisam de computadores - é uma evidência, indiscutível -, mas os professors precisam de formação específica para retirarem os melhores dividendos pedagógicos do uso do computador como um instrumento, entre outros, que pode auxiliar nas boas aprendizagens;

2. O "Magalhães" está a ser apresentado - disse ainda Marçal Grilo - como uma solução para o problema das apredizagens de conhecimentos e competências das crianças portuguesas - ainda abaixo do que seria desejável, quando comparado com outros países do mundo (por exemplo, pelo PISA, da OCDE) -, quando o essencial é que as escolas precisam de exigir mais dos alunos, os pais precisam de exigir que os seus filhos aprendam mais e, o mais importante, é preciso que os pais comecem a perceber que os seus filhos precisam de trabalhar mais, esforçarem-se mais, mas para isso terão de lhes incutir mais disciplina e hábitos e estilos de vida compatíveis com o sucesso escolar, caso queiram aprender o fundamental para poderem viver, quando não mesmo sobreviver, de forma condigna como pessoas neste mundo complexo e exigente.
.
É claro que é disto que é necessário convencer os portugueses!
.
Marçal Grilo terá dito o que disse, e bem, porque... não é candidato pelo PS a governar Portugal?! Ainda bem que há pessoas que reflectem sobre as políticas condutoras de tal pilar fulcral de qualquer sociedade, como é a educação e o ensino, com a lucidez de quem parece não estar manietado por infelizes interesses partidários e eleitoralistas (ou outros!), que só adiam a resolução dos problemas básicos do país!

Sem comentários: