quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

.
Leituras...

.
...de Robert Henson, Rough Guides - Alterações Climáticas, trad. port. de "Palavras Soltas" (Porto: Dorling Kindersley - Civilização, 2009) para ter sempre à mão, num mundo em agonia de atitudes e consequências. Integrado na shortlist de 2007 de prémios para livros científicos da Royal Society, trata-se de um excelente guia para a consciencialização e entendimento da problemática das alterações climáticas.
.
O autor, que trabalha no Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas do Colorado, apresenta-nos um quadro rigoroso e documentado dos aspectos fundamentais das alterações climáticas, descrevendo as suas causas (emissões de CO2, mas também a desflorestação e novas formas de utilização da terra) e os seus efeitos (elevadas temperaturas atmosféricas, secas e inundações, furacões e tempestades, instabilidades oceânicas). Não é esquecida a forma como se alcançaram os conhecimentos que hoje detemos sobre o tema, num capítulo em que Henson faz uma resenha histórica do desenvolvimento do estudo sobre as alterações climáticas. O livro termina com duas importantes partes: numa apresentam-se as possíveis soluções políticas e técnicas para o problema; na outra, mostra-se como todos nós podemos reduzir a nossa "pegada de carbono", com um conjunto muito útil e clarividente de conselhos para novas práticas ecologicamente enquadradas, da energia doméstica às compras, passando pelos transportes e viagens.
.
Quando as preocupações ecológicas teimam em afundar-se num "tema da moda", eis um guia científico acessível, esclarecedor e muito útil para... sobreviventes.

Sem comentários: