sábado, 7 de fevereiro de 2009

O mascaramento da realidade

Milhares de professores não entregaram objectivos individuais, numa recusa clara, não da avaliação, mas deste sistema de avaliação. Os poucos que entregaram, fizeram-no por receio de perdas irrecuperáveis em termos de carreira, não por concordarem com ele. Certamente que em todas as escolas do país se vive um ambiente inadequado, porque instável, à difícil, mas necessária e nobre, função de ensinar a aprender, devido aos profundos e duradouros erros políticos deste governo. Há a suspeita de ilegalidades e inconstitucionalidades no modo como foi conduzido este processo de avaliação "pluri-simplex"... Mas a sra. ministra diz que está tudo a decorrer com normalidade!
.
Estamos em pleno Inverno. Está frio e em muitos locais do país há, frequentemente, fortes nevões. Mas a época balnear decorre com normalidade: apesar das dificuldades, a água do mar está quentíssima, as praias apinhadas de gente e o Verão aí está... normal!.

Uma ministra da educação enfraquecida, mas em uso pleno da estratégia propagandista do governo -- não responder a questões fulcrais (fugindo), ignorar alternativas (arrogantemente), mascarar a realidade (enganando). Esta estratégia só poderá funcionar numa condição -- a de o povo ser ignorante. Logo, não funcionará(?!).

Sem comentários: