quarta-feira, 5 de maio de 2010

Maldades!

A propósito das provas de aferição de Matemática do 4.º e 6.º anos do ensino básico, que se realizarão sexta-feira por esta hora em todo o país, foi proferida esta maldade:
"Seria óptimo se nas provas houvesse perguntas de Matemática".
Nuno Crato,

2 comentários:

Carlos Pires disse...

Só a Sociedade Portuguesa de Matemática é que pede publicamente que existam mais exames a matemática e que estes sejam mais rigorosos. As Associações de Professores de outras disciplinas não falam sobre o assunto ou se falam é para criticar os exames.
Gostava de ouvir os professores de Inglês pedirem exames de Inglês, os de Filosofia exames de Filosofia, etc.

Miguel Portugal disse...

Caro Carlos Pires: para além de uma ou outra inércia intelectual por parte de alguns professores e das idiossincrasias de cada área disciplinar (como é o caso da Filosofia, que exigiria uma discutível delimitação programática para além do exigível por esta legitimamente ampla área do saber), vão ainda assim havendo professores, como é o meu caso, a defender um rumo mais eficaz -- para todos! -- no ensino em Portugal, designadamente com a existência de rigososos exames nacionais a outras disciplinas, como Filosofia, ou a criação de uma Ordem dos Professores, que reflicta num perfil profissional, num código deontológico e se erija como pleno representante da classe profissional no debate das políticas educativas.