quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Novas oportunidades de luxo

Os ex-membros de governos, numa clara política de combate ao desemprego, são normalmente nomeados para outros cargos – EDP, Galp… e outras fundações utilíssimas – e com chorudos salários bem ao jeito de tão provinciano país, em que os governantes ainda se acotovelam uns aos outros para esmifrar mais uns milhões ao papalvo povão.

Mas claro está que as pessoas são nomeadas por mérito e competência inquestionáveis. Foi o caso da ex-Ministra da Educação, a dra. Maria de Lurdes Rodrigues, que foi nomeada para presidir o Conselho de Administração da Fundação Luso-Americana. Não se sabe quanto ganha, porque esta fundação privada, embora com nomeação de dirigentes para aquele órgão pelo PM, não tem nada que dar a conhecer esses pormenores a ninguém. Mas com o vasto curriculum de que dispunha Maria de Lurdes Rodrigues – professora universitária desde 1986 e ex-ME nos últimos 4 anos – , era difícil ter sido nomeada outra pessoa. Só o seu “inimigo” socialista Medeiros Ferreira (só pode ser inimigo, uma vez que não concordou com a nomeação…) é que discordou, alegando que havia outra pessoa bem mais competente, que tinha sido vice-presidente daquele órgão nos últimos anos e que, assim, merecia, mesmo a sério, o cargo.

Mas isso só pode ser maldade de Medeiros Ferreira. Porque Maria de Lurdes Rodrigues, para vir a ocupar o lugar, só teve que fazer um curso de inglês. Só espero que não tenha sido um inglês tão técnico e tão rápido, que tenha obrigado a boa senhora a deslocar-se à escola ao domingo para ir buscar o diploma.

Sem comentários: