domingo, 1 de junho de 2008


.
Dar a pensar...


.
«O mundo está cheio de desigualdades -- dentro dos países e entre os países. Algumas crianças nascem em lares confortáveis e prósperos e crescem bem alimentadas e bem-educadas. Outras nascem pobres, são mal nutridas e nunca têm acesso a uma educação e tratamento médico suficientes. É claro que isto é uma questão de sorte: não somos responsáveis pela classe económica ou social ou pelo país em que nascemos. A questão consiste em saber quão más são as desigualdades que não são culpa das pessoas que as sofrem. Deverão os governos servir-se dos seus poderes para tentarem reduzir as desigualdades deste género, pelas quais as suas vítimas não são responsáveis?

(...) A principal questão quanto à própria desigualdade é esta: que tipos de causas de desigualdade são erradas? A principal questão quanto às soluções é a seguinte: que métodos de interferir com a desigualdade são certos?»

Thomas Nagel, What Does It All Mean (New York: Oxford University Press, 1987), trad. de Teresa Marques, Que Quer Dizer Tudo Isto? (Lisboa: Gradiva, 1995), 71, 74.

Sem comentários: