terça-feira, 17 de junho de 2008


Leituras…


…muito úteis e proveitosas podem ser as de António José Fernandes, Introdução à Ciência Política – teorias, métodos e temáticas (Porto: Porto Editora, 2008). Trata-se de uma introdução equilibrada e acessível à Ciência Política, em que o autor, natural de Múrias, Mirandela, Professor Catedrático da Universidade do Minho (aposentado) e em exercício na Universidade Lusófona do Porto (onde ocupa, desde 2005, o cargo de Reitor), especialista nesta área do saber, que consiste na «observação, análise, comparação, sistematização e explicação dos factos e acontecimentos políticos» (p. 12), propõe uma explanação, com sentido pedagógico, dos principais problemas da ciência política, esclarecendo os seus conceitos nucleares e apresentando as suas principais teorias.

Com o intuito de ser lido por estudiosos que procuram uma abordagem sistemática das temáticas da ciência política, o seu cariz pedagógico coloca-o, no entanto, também à disposição de qualquer leitor interessado em enriquecer a sua cultura de cidadania.

O seu carácter de manual (de “trazer à mão”) permite, assim, consultas fáceis e introduções eficazes a temas como: o conceito, formação e evolução do Estado; os elementos do Estado (povo, nação, território, aparelho do poder); categorias de Estados (não soberanos, semi-soberanos e soberanos); fins e funções dos Estados; os órgãos da direcção do Estado; regimes políticos; grupos de interesse e grupos de pressão; sistemas de partidos; sistemas eleitorais; terminando com uma abordagem sobre as concepções ideológicas de poder.

Há mais vida para além da política; o que quer dizer, porém, que também a há para aquém – e talvez seja mesmo esta, para o bem e para o mal, uma parte da vida mais fundacional, a partir da qual se pode erigir, melhor ou pior, uma vida verdadeiramente humana, livre e justa. Não há como estar consciente, atento e esclarecido acerca desse alicerce.

Sem comentários: