quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Os números sempre exerceram um profundo fascínio no ser humano, em particular os números 1000, 10000, 100000,… Contando que comecem com o algarismo “1” e se prolonguem com vários zeros, causam sempre uma atracção quase mística. Não seria sincero se não concedesse que essa mística dos números também me atinge. Ultrapassar 10.000 visitas num blog sem especial projecção, em que muitas visitas se fazem, provavelmente, pelo conteúdo político, educacional e, por vezes, filosófico é sempre regozijante, sobretudo numa era de alguma pobreza de pensamento ou fuga generalizada perante as “coisas mais sérias”.

Assim, agradeço aos que ocuparam o seu tempo lendo o que aqui tenho escrito, especialmente aos que tiveram a lucidez de comentar criticamente o que leram, colocando em acto a inegável dimensão crítica e dialógica do pensamento (político, educacional e filosófico). Não poderia passar sem deixar aqui um agradecimento muito especial aos amigos que visitam com regularidade o blog e, sobretudo, aos meus alunos, que vêm efectuando alguns comentários críticos, num gesto ensaísta de cidadania de enorme importância futura.

4 comentários:

Rui Ramos disse...

Realmente quem diria que um "Omem" de pensamentos tao profundos se interessaria por numeros? =) Para a blogosfera 10000 é um numero modesto mas especificamente para este caso acho que é um numeo bastante aceitavel, pelas razoes que o professor proferiu. Certamente as pessoas gostam mais e visitam mais um blog de comedia ou curiosidades por exemplo, pois estes sao temas mais atractivos e menos trabalhosos em termos cerebrais. Mas como o pensar é unico e exclusivo este devia ser mais treinado para assim conseguirmos um futuro mais justo! O pensar esta na base das sociedades, isto é, um pais cujos habitantes possuam uma elevada formaçao profissional, vai ser um pais melhor e isto porque tera melhores politicos, melhores profissionais, melhores pessoas e sobretudo uma sociedade com uma capacidade critica muito boa. Deixo assim os meus parabens ao Professor Portugal e que as visitas atenciosas a este blog continuem a aumentar!=P
(Não se livra de levar um bolinho com 10000 velinhas amanha para a aula!=P) Abraço

Miguel Portugal disse...

Agradeço, Rui, os teus comentários sempre pertinentes e críticos, reveladores de uma autonomia intelectual muito respeitável, para um jovem da tua idade (cronológica!). Claro que 10.000 visitas num blog, em pouco mais de um ano e meio, não é grande veleidade. Mas o que me parece é que, justamente, um blog com textos um pouco menos "leves", por vezes extensos e, sobretudo, sobre temas mais "sérios" tratados com alguma profundidade talvez não tivesse, à partida e muito naturalmente(!), muitas visitas, já que dos interesses de quem circula pela net ganham visibilidade maior o lazer, as curiosidades ou as notícias e o comentário fácil e rápido. Claro que, salvo raras e honrosas excepções, os blogs com o maior número de visitas são de autores com projecção mediática suficiente para atrair visitas que chegam a rivalizar com muitos jornais regionais (como é o caso, por exemplo, das cerca de 40.000 visitas diárias do "abrupto" de Pacheco Pereira).

MCF disse...

Ok, deve ter sido a imagem de comemoração de 10.000 visitas mais feia que já vi...

Deixando de lado a aparência da imagem, acho que é um numero bastante bom para o tipo de temas que o blog aborda...

Miguel Portugal disse...

Até que enfim que alguém critica a "imagem" comemorativa das 10.000 visitas...!