quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

"Limpeza profissional"!

Será hoje apresentado um inquérito efectuado com base numa amostra de mais de mil professores, que revela que quase 75% dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa e 81% admitem que, se pudessem, pediam a aposentação, mesmo com penalizações (dados do Observatório da Avaliação de Desempenho, órgão criado pela Federação Nacional dos Sindicatos da Educação e pelo Instituto Superior de Educação).
.
O que é que isto quererá dizer? Não será melhor fazer uma "limpeza profissional" e mandar embora estes "palermas" todos! Mas de que é que se queixarão?! Os alunos, em geral, querem aprender, cada vez fazem mais por isso e nada difícil é ensinar-lhes o que quer que seja (e agora com este choque tecnológico é praticamente impossível não se aprender); o ME quer, sobretudo, que eles aprendam e cada vez faz mais e melhor a pensar nisso; os encarregados de educação, em geral, estão preparados motivacional e culturalmente para os ajudar a aprender e cada vez estão mais empenhados apenas e só nisso; a sociedade, em geral, quer-se mais esclarecida, culta, consciente e humanamente fortalecida por valores e saberes e ninguém está mais empenhado noutra coisa. Afinal... são professores; portanto, não têm razões... Estão mesmo a precisar de "umas boas palmatoadas"?!

4 comentários:

Rui Ramos disse...

Falta BOA IRONIA na parte dos temas por baixo!
Muito bom texto para não variar, acima de tudo a questão da educação nao envolve so alunos e professores mas sim toda a sociedade portuguesa, que revela a sua ignorancia e ingenuidade ao deixar-se convencer por choques tecnologicos, avaliaçoes de professores, liberdade burocraticas, etc...
Abraço

manuel cardoso disse...

hoje, às 18,00 h, na Livros & Coisas, em Mirandela



"(...) Muito cedo, estação de Mirandela. O Artur era sempre o primeiro a chegar à locomotiva. Subia para ela ainda de noite, pousava a lancheira...(...)"

"(...) Amadeu (...) ouvira a vir lá do fundo uma detonação, surda, seguida de outra, depois outra, com ritmo, com segundos de intervalo. Não eram foguetes. Vinham da direcção da Serra de Santa Comba, a sudoeste, sobranceira a Mirandela.
Apontou para lá o óculo, que trazia no bolso. Via-se o clarão e a fumarada dos disparos. Canhões bombardeavam Mirandela!(...)".

Excertos do livro Um Tiro na Bruma.



Sessão de autógrafos na segunda-feira, 22 de Dezembro às 18,00 horas, na Livraria Livros & Coisas, Rua D.Manuel I, em frente aos Correios, perto da Câmara Municipal de Mirandela.


O início do século XX, em Portugal, ficou marcado por inúmeros acontecimentos que provocaram grandes transformações políticas e sociais: a Implantação da República, em 1910, golpes de Estado e contra-golpes, a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, a Monarquia do Norte - a Traulitânia - e as doenças que dizimaram famílias inteiras, ricos e pobres, como foi a epidemia da pneumónica. É neste cenário conturbado com base em factos e personagens reais, que se movimenta a figura central da história, Amadeu. Na qualidade de médico em Macedo de Cavaleiros e da então Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro, em Mirandela, a sua vida espelha bem as dificuldades que nesse tempo havia em ultrapassar a escassez de recursos e a insegurança que se vivia. Em torno de Amadeu gravitam muitas outras personagens que ilustram primorosamente a sociedade portuguesa de então, e em particular a trasmontana, para o desenvolvimento da qual foi essencial a construção da Linha do Tua.

Sff reenvie este e-mail. Divulgue a sessão de autógrafos, mesmo que não possa ir. Obrigado.

Muito Bom Natal !

manuel cardoso

Desculpe enviar assim este comment mas como não consegui perceber o seu e-mail nos seus blogs e como no "cartão de visita" deste nos previne de que "este não é um blog pessoal"...


Bom Natal!!!!

Miguel Portugal disse...

O Manuel Cardoso não precisa de pedir desculpa. Agradeço imenso o seu convite. De facto, não pude estar presente. Mas logo que possa, espero folhear o livro, que me parece, à partida, bastante interessante.

Por favor, volte sempre!

manuel cardoso disse...

Olá Miguel! Chegou a ler Um Tiro na Bruma???? Que achou?