terça-feira, 22 de maio de 2007

«Perdi os professores, mas ganhei a população»... e ESTAMOS mesmo a começar a perdê-los!

Quando um Ministro da Educação refere, com algum triunfalismo ou paternalismo caciquista, que perdeu os professores e ganhou... a população (!), isso quer dizer duas coisas:
1. Não só o Ministro perdeu os professores, mas também o sistema de ensino ficou, assim sendo, sem professores e, a fortiori, também a sociedade, ao serviço da qual existe tal sistema, não ficou com ninguém para ensinar o que quer que seja aos jovens, futuros habitantes de um mundo... nesse caso, perdido!
2. Não se vê como se pode perder os professores -- peças importantes no controlo social, na propagação do saber e dos valores, fulcrais agentes de socialização (tanto mais quanto a família, tantas vezes, cada vez perde mais essa função!) e promotores de verdadeira abertura de horizontes críticos e conscientes de mundo -- e depois, ainda assim, ganhar-se o que quer que seja! A não ser... que se tenha ganho alienação das massas, justamente pela proliferação da ignorância às mãos de autismos políticos e outros tiques manipulatórios.
Afinal, parece que estamos mesmo a perder os professores... pelo menos aqueles que não aceitarem permanecer acefalamente amordaçados por um poder militante incompreensivelmente avassalador!
Agora, o PSD e o PP não têm mais nada que fazer do que incomodar, pedindo esclarecimentos sobre este caso?! Mas... e o provedor de justiça? Também é do PSD?!
Conclusão: todos os que são do PSD (ou de quaisquer outros partidos)... não percebem nada de (teoria) política democrática!! Vamos perdê-los... BORDA FORA!!
Não é fácil compreender este estilo governativo, nem esta interpretação da teoria da democracia...

Sem comentários: