segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Estará o Capitalismo moralmente condenado?

Uma das críticas ao liberalismo económico e ao mercado livre, vulgo capitalismo, sistema económico que proliferou graças à democracia liberal, hoje bastante alargada, é a de que o capitalismo multiplicou os pobres – nunca houve tantos pobres como nos nossos dias!

No entanto, há duas objecções a fazer a esta crítica. A primeira assenta numa ideia muito simples. Se o capitalismo, de facto, multiplicou os pobres, foi porque permitiu a um maior número deles viver, ou seja, sobreviver – criou condições, gerando emprego, rendimentos e financiamento de sistemas de cuidados de saúde (muito embora, ainda débeis), para que, pelo menos, muitos deixassem de morrer tão precocemente!

Mas talvez a objecção mais importante se faça valer de factos mais concretos coligidos pela ciência política, economia e sociologia contemporâneas. Sabe-se que a percentagem de pessoas que vivem no mundo com um dólar ou menos por dia tem diminuído nos últimos anos. Assim, em 1981 a percentagem de pessoas que viviam nessas condições de pobreza era de 40%; em 2004, essa percentagem desceu para 18%; e estima-se que continue a descer para 12%, até 2015. (Bastou, por exemplo, o crescimento da China para resgatar da pobreza mais de 400 milhões de pessoas!) Claro que há um núcleo de pobreza – cerca de 50 países, onde vivem as pessoas mais pobres do mundo – que continua a requerer séria e consequente atenção redobrada. Mas nos outros 142 países (entre os quais, China, Índia, Brasil, Indonésia, Quénia, África do Sul), os pobres estão a ser paulatinamente absorvidos por economias em ascensão.
.
Do lado da ética e da filosofia política, temos hoje à nossa disposição teorias de justiça que continuam a tornar o capitalismo eticamente defensável (teorias libertárias como as Nozick ou Hayek) e outras há que, procurando resolver criticamente os problemas morais do capitalismo, não o rejeitam completamente. Em vez disso, procuram mostrar como é justo articular o máximo de liberdade possível (de comércio incluída) igual para todos, compatível com igualdade de oportunidades e que possa redundar, através de uma justa redistribuição de riqueza, em maiores benefícios para os mais desfavorecidos; teoria que se pode alargar ao contexto internacional entre estados (teoria da justiça como equidade, de John Rawls).
.
Pela primeira vez na história, estamos a assistir a um crescimento global significativo. Assistimos também, paradoxalmente, a uma crise financeira global, o que obriga a repensar o sistema em alguns pontos. Mas, apesar deste paradoxo e inspirados no seu pólo mais positivo, talvez devêssemos trocar pouco informados e emotivos julgamentos sumários por, pelo menos, um questionamento racional sereno e responsável. A questão – parafraseando aqui a sentença que Lord Acton usou para definir a paradoxal democracia – é esta: não será o capitalismo, apesar de tudo, o menos mau dos maus sistemas?!

2 comentários:

MCF disse...

Acho difícil acabar com o capatilismo!

Mas por exemplo, entre a Venezuela e a Argentina fazem-se trocas de carne por petróleo...

O problema do capitalismo é que enquanto uns fazem muito, outros fazem muito... pouco.

Ou melhor, o problema nem será do sistema em si, mas de quem o controla...

Com o capatilismo muitas grandes empresas assumiram o controlo do mercado e levaram muitas outras á falência... ora aí está, alguns fizeram muito e a maioria fez muito pouco.

Se é o Capitalismo é o sistema menos mau de todos nao sei, nao sou nenhum economista.. lol.

Anónimo disse...

"Acho difícil acabar com o capatilismo!"

Eu Também, mas não adiannta ficar de braços cruzados!

"O problema do capitalismo é que enquanto uns fazem muito, outros fazem muito... pouco."

Absolutamente certo!! o problema é que quem faz muito, tem pouco e quem faz pouco, tem muito!

"Ou melhor, o problema nem será do sistema em si, mas de quem o controla..."

independente de que o controla, o capitalismo nunca será o sistema ideal (pelo menos para grande maioria da população mundial)

"Com o capatilismo muitas grandes empresas assumiram o controlo do mercado e levaram muitas outras á falência... ora aí está, alguns fizeram muito e a maioria fez muito pouco."

absudo!! classificar a competição desigual como "alguns fizeram muito e a maioria fez muito pouco".
isso é "darwinismo social" teoria descartada pelos sociólogos já a um século!!!

"Se é o Capitalismo é o sistema menos mau de todos nao sei, nao sou nenhum economista.. lol."

Com certeza o capitalismo é o grande responsável por TODAS as mazelas do mundo!!! que vc não seja economista tudo bem, mas pelo menos estude um pouco antes de falar qq coisa!!

abraços libertários!