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Mas é já um infeliz lugar comum e pode tornar-se até cansativo lembrar que os resultados dos exames arquitectados por este ME podem muito bem não testar verdadeiramente os conhecimentos e competências que seria desejável que os alunos obtivessem no final de cada ciclo de ensino. É fácil compreender que o modo mais fácil de obter melhores resultados -- interesse maior deste governo -- é fazer testes de conhecimentos e competências mais fáceis, mais acessíveis a um maior número de alunos. Claro que as pessoas, em geral, parecem gostar desta estratégia. Mas quem sofrerá as consequências são sempre as crianças e jovens, que na futura vida adulta terão de enfrentar, não facilidades, mas uma realidade exigente, para a qual estarão tanto mais preparados quanto mais terão tido oportunidade de treinar essa exigência, quanto mais conhecimentos tiverem obtido e quanto mais desenvolvidas tiverem sido as suas competências. As crianças e jovens portugueses, infelizmente, não parecem estar para tal preparados.
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Teremos, pois, que continuar à espera de melhores exames, mais rigor no ensino e avaliação, mais estímulo para o esforço de aprender e saber -- tesouros belíssimos e fecundos que têm sido substraídos aos jovens portugueses!
7 comentários:
Falando do que conheço por experiencia propria, o exame de Biologia que fiz ontem não foi assim tão facilitista quanto isso, até foi bastante exigente. Mas também ouvi dizer que o de Portugues foi muito facil. O que é um bocado contraditorio
Abraço
Então depois do exame de fisica e quimica A, não posso discordar mais do que o stor escreveu! Acho que os "analistas politicos" se enganaram, pelo menos no que toca aos exames que eu fiz. Abraço
O grau de dificuldade destes exames foi mediano, pelo menos dos que eu fiz. Mas a verdade, é que apesar de medianos o pessoal tira notas inferiores às que tem na pauta (na maioria dos casos), isto sim remete-nos para o facto de haver algo errado no ensino portugues. Se fossem de dificuldade elevada como em 2006 haveria 2 ou 3 positivas por turma, quando 90% da turma tinha positiva na pauta. Acho que essencialmente é necessaria uma intervençao geral neste sistema de ensino, porque se os exames fossem como os dos países nórdicos aí as estatisticas iriam reflectir a realidade do ensino portugues! Um Abraço
Meus caros Edgar e Rui, o problema dos exames é que, sendo um instrumento de avaliação de conhecimentos e competências, quanto mais rigor e exigência adequada existir na sua elaboração mais terão os alunos de se esforçar para os realizar; se os alunos se esforçarem, terão mais possibilidades de verdadeiramente aprender conhecimentos e desenvolver competências.
Para muitos alunos e pais parece melhor os exames serem mais fáceis. Mas não é isso que pensam, por exemplo, professores universitários, em geral, e empresários. Os primeiros argumentam que os alunos têm chegado às universidades com cada vez menos conhecimentos e competências e com cada vez pior atitude face ao esforço necessário para aprender coisas mais complexas; os emprsários (que dão emprego aos jovens licenciados e outros) o que querem é pessoas verdadeiramente qualificadas (independentemente das "boas notas" que possam ter!) para exercerem funções exigentes. Se as pessoas que trabalham nas empresas forem melhor qualificadas, será melhor para a economia, será melhor para as pessoas, que podem ganhar mais e ter mais emprego.
Querer que os alunos aprendam mais, como querem os professores, e querer que as pessoas estejam melhor qualificadas para exercer a sua profissão, como querem os bons empresários, é querer um bem para as pessoas. Querer um ensino mais exigente e veritativo é querer um bem inestimável para os outros. Isto chama-se altruismo!
Portanto, tudo indica que uma educação mais exigente com exames rigorosos é melhor do que uma educação mais facilitista com exames fáceis.
Exactamente...
Mas eu também não afirmei o contrário, só disse que os exames que eu fiz não eram assim tão facilitistas como toda a gente dizia que iam ser. De resto, concordo plenamente que os exames sejam exigentes, ou não seriam eles exames nacionais.
E não fosses tu um bom aluno - um aluno, além de inteligente e empenhado, que percebeu como é importante, mesmo que nem sempre imediata e necessariamente agradável, aprender!
Abraço e boa sorte para os restantes exames!
''Mas a verdade, é que apesar de medianos o pessoal tira notas inferiores às que tem na pauta (na maioria dos casos), isto sim remete-nos para o facto de haver algo errado no ensino portugues.''
Pois, a história de que a culpa é sempre dos alunos não é a verdadeira.
E quando aos exames serem mais exigentes, concordo plenamente. O próprio ensino devia ser mais exigente, nao estou a falar em mais livros, mas em melhores metodos...
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