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Dar a pensar
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«A política deve adaptar-se ao real: o realismo salienta essa necessária adaptação. A política deve estar ao serviço de um ideial: o idealismo acentua a necessidade de realizar o ideal. Uma vez que no encontro do ideal com o real, um deles tende a excluir o outro, será possível combiná-los? Não faltam as declarações indicando que devemos ir para o ideal tendo em conta o real. O mito do progresso garantia-nos mesmo que a história ia no sentido do ideal e o mito marxista indicava-nos que as leis da história conduziam à emancipação da humanidade. Sabemos agora que, infelizmente, o progresso não é automático, mas problemático, e que a emancipação da humanidade, por falta de leis do devir histórico, não está inscrita no futuro.
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O problema da relação entre realpolitik e idealpolitik e o da possibilidade da sua combinação continuam em aberto.»
Dar a pensar
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«A política deve adaptar-se ao real: o realismo salienta essa necessária adaptação. A política deve estar ao serviço de um ideial: o idealismo acentua a necessidade de realizar o ideal. Uma vez que no encontro do ideal com o real, um deles tende a excluir o outro, será possível combiná-los? Não faltam as declarações indicando que devemos ir para o ideal tendo em conta o real. O mito do progresso garantia-nos mesmo que a história ia no sentido do ideal e o mito marxista indicava-nos que as leis da história conduziam à emancipação da humanidade. Sabemos agora que, infelizmente, o progresso não é automático, mas problemático, e que a emancipação da humanidade, por falta de leis do devir histórico, não está inscrita no futuro.
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O problema da relação entre realpolitik e idealpolitik e o da possibilidade da sua combinação continuam em aberto.»
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Edgar Morin, "Da incerteza democrática à ética política" in Edgar Morin e Samir Naïr, Uma Política de Civilização, trad. port. Armando Pereira da Silva (Lisboa: Inst. Piaget, 1997) 185.
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