segunda-feira, 15 de junho de 2009

O estigma do esforço numa sociedade de facilitismos

«Se conseguir concluir o 12.º, depois dos exames, gostava de ir para a faculdade, mas confesso que a ideia me deixa um pouco assustada, porque oiço dizer que é muito difícil e tem de se estudar muito mesmo para se poder concluir um curso.» Amanhã iniciar-se-á a fatídica época em que a escola examinará os conhecimentos e competências, desta e doutros alunos, apreendidos ao longo dos últimos anos. As provas de exame são absolutamente indispensáveis para a avaliação do que os alunos aprenderam e do que a escola ensinou..

Mas o que estas palavras desta aluna mostram é uma das coisas mais importantes da nossa lusa contemporaneidade: o estigma do esforço entrava a edificação do humano. Sempre os jovens ficaram apreensivos com os degraus que a escada da vida humana se lhes apresenta. Hoje, contudo, a mentalidade generalizada é a de que a ideia de que é preciso sacrifícios e esforço para transpor os degraus de ascensão na vida é uma ideia do passado, como se o facto de o ser, fosse, já por si, um facto negativo. Porém, continua a ser incontornável -- aliás, hoje mais do que nunca -- a ideia de que só com sacrifícios, esforço e empenho se consegue aprender o suficiente para se crescer como ser humano verdadeiramente consciente de mundo e verdadeiramente bem preparado para exercer uma actividade profissional realizadora, pessoal e monetariamente.
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A perplexidade desta aluna perante o desafio do ensino superior mostra também outra coisa igualmente perturbadora: o fosso, creio que cada vez maior, entre o ensino secundário e o ensino superior. O que se assiste, na realidade, um pouco por todas as escolas do país (com excepções, naturalmente, embora, com certeza, pontuais), é um abaixamento generalizado da qualidade do ensino e do grau de exigência nas aprendizagens, causado pelos curricula tantas vezes desajustados à realidade motivacional e cognitiva dos alunos, mas também pela proliferação do facilitismo (da ideia de que para se ser adulto e feliz não é preciso grande esforço ou sacrifício -- algo acontecerá!) e de políticas educativas erradas, ideologicamente determinadas e teimosamente fechadas à perfectibilidade, coisa que poderia advir de sectores críticos e esclarecidos da sociedade civil, caso o governo não fosse autista.
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E depois é, curiosamente, na Universidade, que se dá o embate final, já que os exames do final do secundário têm sido tendencialmente mais fáceis e, portanto, menos selectivos: os que tiveram a sorte de se terem empenhado e de terem tido bons professores, apesar do imperfeito sistema, adaptam-se ao ensino e aprendizagem aprofundada de nível superior; os outros, cada vez em maior número, percebem a ausência de competências, conhecimentos e hábitos de trabalho (em suma: de uma atitude esclarecida e positiva perante o saber!) e esbarram traumaticamente consigo próprios, com os encarregados pela sua educação, com o sistema... que os abandonou à ideologia inconsciente do laissez-faire, laissez-passer!
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Tudo isto, para além do mais, nos deveria fazer pensar que a educação é algo demasiado sério para que não seja, inevitavelmente, levada a sério!

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