quinta-feira, 30 de julho de 2009

A linha do Tua e outras estreitezas de visão política

(daqui)
.
Como mostra a boa reportagem especial "Fim de linha", há pouco exibida no "Jornal da Noite" da SIC, o abandono a que foram votadas as linhas ferroviárias estreitas em Portugal contrasta em muito com a inteligente atitude moderna dos nossos vizinhos espanhóis, que viram nos percursos ferroviários de montanha as virtudes inquestionáveis que detêm: servem populações e ligam pessoas, sem as quais ficariam isoladas, bem como são uma forte e bem conseguida aposta no turismo de qualidade, que estimula as economias regionais e locais. E não têm eles uma das mais belas (e com mais potencial turístico) linhas de montanha do mundo! Coisa de espanhóis... ou, como quem diz, clara estreiteza de visão dos políticos portugueses!

5 comentários:

Anónimo disse...

"Como mostra a boa reportagem especial "Fim de linha", à pouco exibida no "Jornal da Noite" da SIC,..."

"à pouco" ou "há pouco"?
Essa 4.ª classe...
Cumprimentos,
António José Mendes

Miguel Portugal disse...

Com certeza que "há pouco"! Agradeço a correcção, caro António.

João Portugal disse...

Caro Miguel, deixo-te aqui endereço de novo blog de S. Martinho da Cortiça: http://saomartinhoaconversa.blogspot.com (não tenho o teu e-mail)
Um abraço.

Vitor Monteiro disse...

Boa tarde!
É impressionante esta nossa Região!
POR FAVOR parem com esta VERGONHA!
Sou um jovem transmontano, que há vinte anos nasci neste canto do mundo, brigantino puro, estudo eng. mecânica na UTAD e desejava por cá continuar por muitos e longos anos!
Desde miúdo nunca assisti a nenhum investimento deste género na nossa Região como as barragens e agora que temos uma obra desta natureza aparecem meia dúzia de pardais de que nunca ouvimos falar a tentar parar o desenvolvimento da nossa terra!
Vão lá proteger o raio que vos partam! Deixem-nos evoluir! A Linha do Tua? Onde estavam os projectos até agora para o funcionamento de uma linha que na maior parte dos dias não transportava ninguém? Sabem que a nossa Região está ficar praticamente deserta? Sabem que o Douro antes das barragens era uma pobreza imensa e agora o Turismo, devido ao magníficos espelhos de água, está prosperar? Sabem que antigamente também diziam que as Barragens iam destruir os vinhos do Douro? E a A24 com os seus túneis e pontes que colocaram o Douro a 45 minutos de Viseu, 1.30h de Aveiro, também foram nefastos como diziam estes ambientalistas na altura? E o Túnel do Marão e a nova Auto-estrada também vai estragar a paisagem transmontana e destruir a vida animal? Ou irá contribuir para por Bragança, Mirandela, Alijó, Murça, Sabrosa, Vila Real e outras terras mais próximas do mundo e permitir ao mundo vir até nós sem o horror das viagens?
Conseguem imaginar Lisboa sem a Ponte 25 de Abril? Ou sem a Ponte Vasco da Gama, que nos aproximou a todos do Algarve? E o Alqueva também perdeu? Conseguem imaginar o Porto sem a Ponte D. Luís? E a Expo com todos aqueles pavilhões também destruiu a paisagem da Capital?
Eu, tal como muitos outros jovens que nasceram aqui e desejam encontrar futuro por cá, estou cem por cento a favor das barragens! Criam emprego, dinamismo económico, oportunidades de crescer, novos espelhos de água, melhor controlo das cheias, energia limpa e contribuem para o desenvolvimento da Região! Irão criar durante cinco anos mais de oito mil empregos em diversas áreas! É necessário empresas de construção civil, engenheiros, investigação, restaurantes para alimentar toda esta gente, apartamentos e casas para alojamento! Irá haver, devido a um compromisso governamental, investimento por parte da edp na cultura, na promoção do empreendedorismo, no desenvolvimento social, na promoção da Região e na criação de oportunidades para tantos jovens! Já imaginar a nova vida que todas as aldeias irão ganhar junto aos espelhos de água? A nova beleza da Região? As oportunidades para o turismo e para eventos fluviais? E sabiam que poderemos ganhar um teleférico junto ao Tua? E serão criados percursos e novas valias?
Estes ambientalistas do bloco de esquerda não terão mais nada que fazer?
E a população que por cá vive e luta pelo desenvolvimento não se revolta? Vamos lutar contra estes avestruzes que não têm mais nada que fazer senão bloquear quem quer fazer alguma coisa!
Estes tipos apenas falam contra tudo, mas não nos dão nada e daqui a uns tempos põem-se na alheta e nós cá ficaremos com a nossa linha do Tua… deserta! Tal como está a Região desde há muitos anos!
Vamos aproveitar este investimento de dois mil milhões de euros para desenvolver a Região!
Sair é tão fácil… Ficar? Só se valer a pena ou se formos uns loucos apaixonados.

Um transmontano puro, que ama a Região.

Vítor Monteiro

mario carvalho disse...

Caros amigos

é muito importante a participação de todos na defesa de valores que são de todos


Que cada um se responsabilize por , in su sitio, mobilizar as pessoas para irem ver o filme PARE ESCUTE E OLHE e promoverem o debate...

ESTA É A ULTIMA OPORTUNIDADE DE A SOCIEDADE CIVIL ... demonstrar que existe, que está interessada e que merece ser OUVIDA...

senão .... meus amigos... desistam e permitam que nos transformem em HAMBURGUERS


abraço

mario sales de carvalho



Ps Antes ser devorado pelos vermes naturais ... do que ser Mexido, Remexido e transformado em hamburguer.

para que qualquer um possa " mastigar "... à vontade

www.linhadotua.net