sábado, 14 de abril de 2007

As recomendações do PR acerca da nova lei do aborto

Ao invés de ser vista como uma reacção de descontentamento pessoal do PR (reacção de direita, glosando os argumentos do NÃO), as recomendações de Cavaco Silva deveriam ser vistas mais como um último alerta, tão legítimo quanto sério, para o equilíbrio e bom senso na regulamentação da interpretação do resultado do referendo da IVG.
Não se percebe, por exemplo, por que razão questionar a mulher sobre as razões para a interrupção da gravidez (recomendações do PR) seja uma pura e simples «violação da privacidade» (PS)! Tal como arredar os médicos objectores de consciência da consulta obrigatória é um claro impedimento, por via legal, da mulher aceder a outras perspectivas (que não decisões, que seriam sempre livres!) acerca do seu dilema. Ou a IVG jamais constituirá um dilema moral?!
Embora referendada, a IVG não passou, por esse facto, a ser matéria de irrelevância ética e, por isso, a sua séria e profunda controvérsia filosófica deveria ser contemplada numa lei bem ponderada (desideologizada!) de um maduro estado de direito.
P.S.: O PS escolherá a Portaria, que não passará pela PR, ao invés do DL, para regulamentar a lei... com o objectivo claro de impedir um possível veto presidencial!
É bom lembrar que, se os portugueses votaram maioritariamente SIM no referendo, elegeram a maioria legislativa (governo e grupo parlamentar do PS), o PR também foi eleito pela maioria dos portugueses!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, o aborto é um dilema moral, mas para as mulheres... o resto são cantigas!!! Para os médicos era mais importante pensarem no dilema moral do tratamento frio e arrogante que dedicam diariamente aos seus doentes, do que em aspirarem um girino sem qualquer razão de ser... E que história é essa de um médico questionar a decisão da mulher: "olhe, já pensou que há outros caminhos?" - só pode estar a gozar! Evidente que já pensou noutros caminhos, por isso ESCOLHEU este... ABORTO A PEDIDO é a melhor criação do PS... mesmo assim do enxovalho aos professores (esse leva o 2.º lugar)...