terça-feira, 10 de abril de 2007

O que se espera do debate sobre a licenciatura de Sócrates

A SIC Notícias promoverá logo à noite (entre as 22:30 e as 00:30) um debate sobre a questão da licenciatura de José Sócrates, com a presença de José Manuel Fernandes (Público), João Marcelino (DN), Francisco Sarsfield Cabral (RR).
O que se espera é que se debatam duas questões centrais, fundamentais em qualquer democracia, prementes mais do que nunca, na nossa:
1. a questão das virtudes públicas (terá havido ou não tráfico de influências ou mesmo sequer um aproveitamento da situação caótica da UnI? Será ou não o apuramento da verdade sobre a forma como José Sócrates obteve a sua licenciatura uma questão central para a edificação e dignificação da democracia? Ou seja, são ou não exigíveis aos homens que ocupam cargos políticos, virtudes ético-politicas básicas na sua acção?);
2. a questão da liberdade de expressão e imprensa (será legítimo um Primeiro-Ministro "comunicar" o seu desagrado por determinadas notícias ou comentários jornalísticos, aos próprios autores das reportagens, textos, opiniões? Até onde vai a liberdade de emitir opiniões e difundir notícias?).
Daí se vê como o debate poderia muito ser alargado, por exemplo, a politólogos e constitucionalistas. Apesar da cultura política e geral dos intervenientes não estar, de modo nenhum, em questão, seria bom que pelo menos alguns media portugueses começassem a introduzir um pouco mais de profundidade de análise em certos debates sobre temas importantes para a sociedade, como se faz noutros países europeus.

Sem comentários: