segunda-feira, 7 de abril de 2008

Escola "a fingir" que é para a vida!

O eduquês continua a "preparar" para a vida... milhares de infelizes crianças e jovens, instrumentos de propaganda e demagogia e não alvo de intervenção eticamente séria e pedagógica e cientificamente fundamentada. Veja-se mais um estudo divulgado na passada semana pelo The Guardian acerca das qualidades que os empregadores mais valorizam nos jovens à procura do primeiro emprego: pontualidade, literacia, numeracia e entusiasmo!

Será que os nossos jovens, que saem das nossas escolas -- secundárias ou superiores, mas pensemos particularmente nos novos (re)cursos médios de educação e formação (CEF) -- estão munidos destas virtudes? E, não estando, porque o não estão? Falta claramente uma política educativa de verdadeiro rigor... PARA TODOS! (Veja-se, a propósito, o comentário de Ramiro Marques em profavaliação.)

Mas com esta peça de joalharia rara, que é o novo ECD, a par da fáustica filosofia romântica da educação, MLR vai pôr (todos!) os professores na linha e, com isso, resolver todos os problemas da educação em Portugal!

Esta Escola que temos não tem conseguido preparar o povo sequer para que se possa dar conta destas pequenas mas determinantes ilusões!

Sem comentários: