quinta-feira, 8 de março de 2007

Campanha pela formação dos jovens!

A Ministra da Educação anunciou hoje uma campanha de sensibilização para a formação, principalmente profissional, dos jovens.
Utilizando modelos mediáticos (figuras do futebol, moda, música...), que cativam os jovens, a campanha irá fazer passar a ideia de que é necessário aprender e ter uma formação científica, técnica ou profissional de base para se "ser alguém". Louvável.
Mas depois, no final da campanha, eis que surgirá um slogan confuso e estéril: "vamos todos melhorar a escola!" É claro que há coisas a mudar na escola (algumas mudanças estão já em curso, com o novo sistema de avaliação), embora haja outras a fazer (qualquer instituição necessita de vigilância constante nos seus processos organizativos, muito mais a nossa instituição educativa!) Mas o que seria consequente e absolutamente necessário era persuadir agora, directamente, pais e encarregados de educação a esforçarem-se decisivamente por orientar, de forma mais eficaz, os seus educandos, no sentido da inquestionavelmente salvífica formação! A escola melhorava, porque melhoravam as aprendizagens efectivas dos alunos! (E não basta aprender inglês, a fazer contas ou a trabalhar em grupo!!)
Politicamente era mesmo fácil, querendo-se, convencer o "eleitorado", que agora, depois de exigir esforços e alterações aos professores, era chegada a hora de responsabilizar os pais, afinal por aquilo que mais prezam e lhes diz respeito - a educabilidade dos seus filhos!
Mas, em vez de um "Vamos agora ajudar os nossos filhos a ter sucesso na escola!", mais retórica para confundir: 1. como se (apenas) a escola é que estivesse mal; 2. como se fossem mesmo todos a precisar de melhorar!

Sem comentários: