segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Genuína filosofia no Público

Eis um texto de Desidério Murcho sobre uma das questões éticas e de filosofia política mais difíceis e, hoje mais do que nunca, importantes - a tolerância.

Trata-se do regresso de um filósofo profissional a escrever textos de divulgação genuinamente filosóficos num jornal diário, em Portugal, para um público não profissional. (Só mesmo no Público!)

Há muito que a Filosofia, nos países anglo-saxónicos, sobretudo nos E.U.A., saiu das academias, embora haja sempre razões para sustentar que tal área do saber não pode nem deve necessariamente interessar muito ao não filósofo(1). Em Portugal, vão-se dando passos curtos, mas digamos firmes, nesta área da divulgação filosófica, que tão bons préstimos oferece a quem vive agrilhoado a preconceitos, designadamente os que dizem respeito àquilo que a própria filosofia nos pode oferecer, infelizmente tão comuns em terras lusas.

O pequeno texto de Desidério Murcho sobre a tolerância é mais um excelente exemplo de esclarecimento, capacidade crítica e rigor argumentativo, extremamente útil para quem deseja aumentar a sua consciência de mundo, como é o caso do homem comum, que lê jornais para saber o que se passa no mundo.

É que no mundo também se passa... Filosofia - homens e mulheres que pensam profunda e rigorosamente sobre problemas que dizem, muitas vezes, directamente respeito ao homem que todos os dias quer efectivamente compreender o que se passa no mundo.
_____
(1) Veja-se, por exemplo, W.V. Quine, "A Filosofia Tem Perdido o Contacto com as Pessoas?", tradução de Eduardo Castro in Intelectu n.º 12.

Sem comentários: