segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Está "chumbada", sra. Ministra!

O ranking das escolas publicado hoje pelo jornal Público mostra, entre outras coisas, como o milagre da Matemática, afinal, foi só nos exames e não nas notas alcançadas no final do secundário. No seu editorial, José Manuel Fernandes mostra o embuste político, de consequências perigosas para futuro, protagonizado pela sra. Ministra, Maria de Lurdes Rodrigues, a este propósito:
.
1. MLR disse na Assembleia, quando estalou esta polémica, que o objectivo dos exames não é comparar com o passado, mas criar condições de igualdade entre os alunos; mas quando as notas saíram apressou-se logo a compará-las e a auto-elogiar-se com base nessa comparação(!), esquecendo, porém, que os que fizeram o exame na 2.ª fase (bem mais difícil!) foram prejudicados (diferença de 3,4 valores!)
.
2. Depois, referiu serem necessários testes estatísticos para comprovar as acusações de facilidade nos exames, defendendo que o exame só poderia ser considerado demasiado fácil se as notas de "excelente" ultrapassassem 5%; todavia, nunca procedeu a este teste (e porque não?!), mas pelo estudo efectuado pelo Público pode ver-se que no ano passado houve 4,5% de "excelentes" (nota igual ou superior a 19 valores) e este ano 9,5%; logo, de acordo com o critério da própria sra. Ministra, a prova deve ser considerada demasiado fácil!!

3. Não satisfeita, tratou ainda de fazer mais uma acusação (no seu já habitual estilo belicoso), acusando certas «pessoas que acordam de manhã e dizem que o exame foi fácil demais, criando alarmismo entre pais, professores e alunos»; todavia, como responde, com assertividade, José Manuel Fernandes, «essas pessoas tinham razão, a ministra e os serviços é que estavam errados. Essas "pessoas", na sua maioria professores, são as que a ministra diz que não querem ser avaliadas. Porém, foi ela e o ministério que chumbaram nesta "avaliação" e nem sequer o admitem.» (in: suplemento "Ranking", p.5, "Público" de 3-11-2008)

Os rankings de escolas, afinal, mostram a decepcionante "nota" de desempenho da sra. Ministra, Maria de Lurdes Rodrigues, no que toca a fazer política e um "chumbo" inapelável das políticas pseudo-educativas deste governo.

1 comentário:

MCF disse...

Uma ministra extremamente inteligente no que toca a Matemática, prova disso é o novo sistema de faltas!!!

90min + 45min = 1 falta
90min = 1 falta
45min = 1 falta

Génios, normalmente sao incompreendidos... mas nao me parece...