segunda-feira, 26 de março de 2007

Pequeno tributo a Miguel Baptista Pereira

Deixou-nos no passado dia 5 de Março, um dos maiores filósofos portugueses do séc. XX. Quem teve o privilégio de o ouvir e ler (para um pequeno exemplo), de se deixar extasiar com a fortaleza do seu pensamento vívido, não poderá deixar de lhe prestar uma sempre pobre homenagem face ao avultado imenso da sua generosidade intelectual, cujo pensamento nos conduzia, de modo incomparavelmente aprofundado, pelos temas mais permentes do tempo que nos percorre.
Um dia, pela tarde, nas suas aulas de Antropologia Filosófica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, interpelou os seus alunos, mais ou menos assim: "imagine-se a quantidade de cérebros humanos, que deixaram de funcionar, sem terem sido plenamente utilizados!" Como seria bom para cada um e para a humanidade, se um maior número de pessoas pensasse mais profunda, serena, mas rigorosa e sistematicamente...! Que para tal contribua um bom sistema de ensino! O doutor sereno mas transbordante é modelo mais que reconhecido (ver, por exemplo, aqui e aqui) de pensamento profundo, investigação rigorosa e ensino sério.

12 comentários:

Anónimo disse...

Tive a sorte e o raro privilégio de ter sido aluno do prof.Miguel Batpista Pereia em 1999,na cadeira de Antrop.Filosófica. I.Silva.

Anónimo disse...

O prof.Miguel Baptista Pereira,foi o melhor professor que tive ao longo da minha carreira de estudante.A sua extraordinária sapiência,generosidade,espírito crítico, simplicidade,tolerãncia e humanidade ,marcaram a minha personalidade e a minha forma de ver o mundo,tambêm havia alunos que não gostavam dele´´nunca se pode agradar a gregos e troianos´´.Um grande mestre e um grande amigo...Até sempre...I.Silva.

Anónimo disse...

Na passagem de mais um aniversário da morte do Prof.Miguel Baptista Pereira,quero recordar uma vez mais a figura do professor e do mestre como um dos maiores representantes do pensamento Filosófico Portugês do séc.xx. Até à eterndade... Mestre !!!!! I.Silva.

Unknown disse...

Presto uma vez mais a minha homenagem ao Prof. Miguel Baptista Pereira,na passagem de mais um aniversário da sua morte.Nunca é demais recordar a figura ímpar do Prof.M.B.P. como homem,como humanista,pedagogo e homem de ciência .Uma das figuras mais marcantes da Filosofia e do conhecimento do sec. xx em Portugal. Obrigado mestre. Até sempre. I.Silva.

Anónimo disse...

Passados dez anos após a sua morte, recordo uma vez mais a figura do homem,do mestre e do amigo, sempre solidário com o "outro", obrigado mestre ,até sempre....I.Silva.

Anónimo disse...

Oh coitado !!!!Exclamou ele um dia em 1999,no final duma aula de Antropologia Filosófica,quando lhe contei histórias da minha vida ...contou também histórias da vida dele,quando teve de imigrar para França, era uma figura muito incómoda para o estado novo, conviveu com grandes mestres da filosofia contemporânea europeia, Sartre e M. Heidegger ,tendo sido aluno deles no seu exílio em França e Alemanha. Era um homem muito solidário e teve um gesto nobre, quando um dia lhe disse que não poderia assistir a todas as suas aulas e teria que fazer exame final ,ou apresentar um trabalho,ok!Então vais levar estes livros e quando tiveres o trabalho pronto, vens cá para marcar a sua apresentação. Assim aconteceu , fez então uma simples pergunta, conversámos acerca de diversos assuntos e no final disse-me então; vai á tua vida, boa sorte e fica descansado ...Mestre... Até sempre.I.Silva.

Ilídio Silva disse...

Recordo na data da sua "partida", o grande mestre M.B.P.nas aulas de Antrop.Filosófica na Fac.de Letras,e os seus passeios na baixa de Coimbra, rua Visconde da Luz e Ferreira Borges,e no Café "A Brasileira",local de encontro obrigatório dum grupo de intelectuais da velha guarda,que se encontravam aqui regularmente para recordar a nostalgia de outros tempos e especular sobre temas actuais,este homem,já quase careca e com um casaco que vestia habitualmente, com um aspecto austero e carrancudo,para quem não o conhecia, parecia um pedinte,mas de facto era um homem extraordinário,pela sua simplicidade e pela sua atitude altruísta e solidária em relação ao "OUTRO".Um exemplo,uma figura ímpar no universo da Filosofia em Portugal no séc.XX. Ilídio Silva

Ilídio Silva disse...

Dia 7 de Março de 2007,deixou de estar entre nós,M.B.P.um grande homem,um homem do conhecimento especulativo,da cultura da ciência e da Filosofia,nunca será possível dizer tudo acerca deste homem ; da sua sapiência,da sua humildade,da sua coragem e do seu exemplo,uma referência da Filosofia do séc.XX.Obrigado mestre por tudo aquilo que me ensinou.Até à eternidade........

Ilídio Silva disse...

Os anos vão passando por nós deixando as marcas irreversíveis da passagem do tempo,conduzindo a um inevitável envelhecimento,é a "lei da e a lei da morte",num confronto eterno que persistirá para além do espaço e tempo,mas a saudade e a memória ficam para a eternidade,que o tempo jamais apagará,não pedimos para nascer ,nem para morrer,há um movimento dialético entre; o mágico,o milagre da vida, e o trágico e o absurdo da morte.Este homem simples e solidário,um exemplo para todos os que o conheceram,soube transmitir esta mensagem de luta,de esperança e de fraternidade, de sapiência,e dos limites da finitude do homem .Obrigado mestre por tudo o que me ensinou e pela mensagem de luta e de esperança em relação ao "futuro"da humanidade.Obrigado Mestre ,até sempre,até á eternidade !Ilídio Silva.

Ilídio Silva disse...

A passagem do tempo vai deixando as suas marcas ,mas a memória dos que partiram permanecerá enquanto a Humanidade existir á face da Terra, como tal ,a memória deste Homem permanecerá em todas as memórias dos que com ele filosofaram e partilharam a existência e o conhecimento.Mestre até sempre.Prof.Ilídio Silva.

Prof. Ilídio Pita disse...

As atrocidades cometidas e os crimes de guerra contra a humanidade, contra milhões de seres humanos indefesos continua a repetir-se em pleno sec .XXI anaquilando a identidade e a liberdade dos povos e das nações, se este homem ainda estivesse entre nós seria uma voz muito interventiva e muito crítica em relação a estes tempos muito conturbados que estamos vivendo.
Nas suas aulas de Antropologia Filosófica, abordava estes temas da guerra e do extermínio dos povos com uma grande
clarividência, espírito crítico e visão antropológico/filosófica dum grande mestre e humanista contemporâneo.
Mestre, até sempre.
Prof.Ilídio Pita

Ilídio Pita disse...

Passados 16 anos da morte do grande mestre M.B.P, recordo uma vez mais as aulas de Antropologia Filosófica ano de 99/2000 quando frequentei esta disciplina ,a qual na grande maioria dos casos os"cábulas" deixavam para o final, alegando que estas aulas de 4 horas eram uma grande seca! Recordo aqui um grande cromo "o Videira",quando entrei no 1-º ano ele estava no 2-º, quando concluí o curso, ele ainda estava no 3-º !!!
Obrigado Mestre.Até sempre.
Prof.Ilídio Pita.