quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Cidadania em rede – um ano de blogosfera

Há precisamente um ano, sob o impulso da questão ética do aborto, iniciava-se aqui a nossa aventura de cidadania em rede. Tempo agora para um breve balanço.

Ao contrário do que eventualmente possa parecer, este não é um blogue pessoal. Trata-se de um sítio onde se publicam ideias, arreigadas em argumentos, sobre temas que podem interessar qualquer pessoa minimamente atraída por focalizações um pouco mais rigorosas e penetrantes dos problemas. Nada do que nele se verte tem, pois, carácter pessoal. Só assim, aliás, faz algum sentido a sua publicação.

A orientação editorial é simples – apresentar comentários críticos, sobretudo sobre política (nacional e internacional) e educação e ensino, mas também textos que privilegiam uma perspectiva de análise de temas da acção humana, com especial incidência na acção política, enriquecida com uma abordagem ética e filosófica. Quando tal acontece, pretende-se paralelamente mostrar como uma perspectiva filosófica permite aumentar a nossa compreensão dos problemas, que são os da acção humana no mundo, bem como mostrar que tal abordagem filosófica não é necessariamente entediante ou inacessível – bem pelo contrário, pode ser perfeitamente acessível e muito útil, evitando que certas emoções, preconceitos ou ideias feitas se apoderem das nossas análises e nos impeçam de ver correctamente os problemas e de tomar uma posição fundamentada e crítica sobre eles.

Acto de cidadania, ímpeto de escrita, rasgo de liberdade/libertação eis, em suma, o leitmotiv.

Como instrumento de cidadania e, portanto, de comunicação que é, muito me apraz pensar que as reflexões aqui deixadas possam contribuir para suscitar a discussão crítica mais aprofundada naqueles que pacientemente as lêem.

Sinceros agradecimentos, pois, a todos quantos têm visitado o blogue, muito especialmente para os mais assíduos e para os que ousam deixar um comentário. (Aos que ainda não o fizeram, ousem fazê-lo, verão que não dói nada!)

Um agradecimento muito especial aos meus alunos, que têm visitado o blogue, para quem escrevo com especial atenção, quando escolho alguns temas ou acontecimentos para comentar e proponho ligações pedagogicamente úteis.

Um agradecimento mais caloroso para o João Pedro Portugal, visitante assíduo e o primeiro a deixar um comentário, logo nos primeiros dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero que continues com o mesmo entusiasmo e pertinência nestas tuas reflexões. Um abraço,JP.

Miguel Portugal disse...

Esses abraços também são motivadores de entusiasmo quando se pensa e escreve para o mundo... Obrigado João.